sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

O chip cada vez mais real

RFID NOTÍCIAS

Fabricante de Chip Brasileira Anuncia Chip EPC UHF

A CEITEC espera que as tags fabricadas com o novo CI, que tem 1 kilobit de memória, esteja disponível em meados de 2012.
outubro 20, 2011 - Por Claire Swedberg

Tendo recentemente completado os testes de seu novo Chip RFID EPC Gen 2 passivo, o CTC 1300, a CEITEC — uma empresa brasileira de semicondutores financiada pelo governo — estima que as tags fabricadas com esse novo chip estarão comercialmente disponíveis em junho de 2012, de acordo com Marcelo Soares Lubaszewski, superintendente de design e relações institucionais da CEITEC.

Centro de Excelência em RFID (CoE) da Hewlett-Packard (HP), uma instalação de pesquisa e desenvolvimento localizada em São Paulo, Brasil, realizou os testes, que seguiram uma colaboração de dois anos entre a CEITEC e o Centro de Excelência em RFID da HP para desenvolver o chip. De acordo com Alexandre Quinze, diretor sênior de pesquisa, desenvolvimento e TI do CoE, o chip UHF foi projetado para oferecer a mesma funcionalidade de outros chips EPC UHF no mercado e transmitir nas bandas de 902,250; 915,250 e 927,250 MHz, a fim de atender à demanda por esses chips no Brasil e em outros lugares em todo o mundo.

Para testar o CTC 13000, uma tag RFID feita com o chip é montada em um suporte e colocada em uma câmara anecóica.

"O CoE tem trabalhado de perto com a CEITEC pelos últimos 2 anos para cooperar e ajudá-los a desenvolver o chip", afirma Quinze. "Este é um extenso esforço técnico conjunto". 


Alexandre Quinze, do Coe da HP
O chip contém 1 kilobit de memória, com 512 bits disponíveis como memória do usuário e 240 bits dedicados ao número do Código Eletrônico do Produto (EPC). O alcance de leitura é de aproximadamente 4 metros para leitura ou gravação da tag, diz Lubaszewski, enquanto a faixa operacional de temperatura é de –40˚C a +85˚C. 

"O plano é começar a produção em massa (dos chips) em março de 2012", explica Lubaszewski. "Estamos em contato com potenciais parceiros no Brasil e em todo o mundo, mas nenhuma decisão final foi tomada ainda".

Nenhum comentário: